sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Dirigentes partidários negociam ingresso de deputados eleitos no Ceará

A nova legislatura ainda nem começou e a dança das cadeiras na Assembleia já está sendo articulada por lideranças partidárias do Ceará. O Patriota (Patri), que elegeu três deputados estaduais, por exemplo, pode ficar sem nenhum já nos primeiros meses de atividades na Casa, enquanto o PP, após adesões já confirmadas ou em diálogo, tende a se firmar como a segunda maior bancada do Legislativo Estadual.

O deputado estadual eleito Apóstolo Luís Henrique foi o primeiro membro do Patriota a anunciar desfiliação da sigla. Ele confirmou, na última quarta-feira (23), o ingresso no Progressistas, que passará dos três nomes que elegeu para cinco, uma vez que Lucílvio Girão (PP) foi beneficiado com vaga na Assembleia pela saída de Zezinho Albuquerque (PDT), que vai assumir a Secretaria das Cidades no Governo Camilo Santana (PT). Os dois partidos, PDT e PP, estiveram na mesma coligação em 2018.

No pleito de outubro passado, 46 deputados de 17 agremiações partidárias foram eleitos para um mandato de quatro anos no Legislativo Estadual. De olho na chamada "janela partidária", em fusões e incorporações que devem acontecer nos próximos meses -por conta do não alcance da cláusula de desempenho por algumas agremiações -, parlamentares eleitos já negociam a saída das atuais legendas e ingresso em outras.

Nenhum comentário: