terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Começa a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Quixelô

A Prefeitura de Quixelô, através da Secretaria de Assistência Social, deu início a Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

A gravidez na adolescência tem no Brasil uma das mais altas incidências do mundo. De acordo com o último levantamento da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, o número de mulheres com 19 anos ou menos representa 17,4% do total das gestantes no país.

De acordo com um relatório divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), inúmeros casos de gravidez na adolescência decorrem ainda de abusos na infância e violência sexual, ou são resultados de uniões conjugais precoces, geralmente com homens mais velhos.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude e reuniu segmentos representativos da sociedade quixeloense como a secretária de Assistência Social, Gesilene Josino, a vereadora Verilândia Guedes (representando a prefeita Fátima Gomes), Viviane Bezerra, Secretaria de Saúde; Vlaudemir Alves, secretário da Educação; a vereadora Loura Araujo, Mara Gomes, Conselho Tutelar; Leonarda, Geovana e Alessa do NUCA e Ailton Fernandes, secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude.

Após a execução do hino do município, teve início a rodada de debates sobre o tema com a apresentação de informações importantes sobre o tema, e contou, inclusive, com a participação da psicóloga Alanne Virgínia.

Para a especialista, “não há uma única causa principal para a gravidez na adolescência, mas uma somatória de fatores. A capacidade do adolescente de se considerar sábio de todos os assuntos e achar que as informações vindas de adultos e de instituições são irrelevantes é um destes fatores”.

O evento continua ainda por toda a semana com uma vasta programação.

Nenhum comentário: