quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Ataques teriam causado queda de 56% nos homicídios

De forma semelhante ao acordo de paz firmado entre facções criminosas em 2016, a onda de ataques às cidades cearenses, também deflagrada por essas organizações, voltou a influenciar as estatísticas de homicídios no Estado. A trégua na disputa por territórios, que passou a 'vigorar' durante o atual ciclo de atentados, iniciado no último dia 2, é um dos fatores considerados para a redução de 56% nos assassinatos deste janeiro.

Entre os dias 1º e 13, foram 108 homicídios no Estado. No mesmo intervalo de 2018, foram 243 mortes. A média diária caiu de 19 para 8. Já em comparação com dezembro de 2018, no mesmo período de dias, a queda foi de 23%. No mês passado, foram 141 assassinatos. Houve, em média, 18 ocorrências por dia.

As informações de janeiro vigente foram obtidas junto a fontes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os números podem sofrer leves alterações futuras, para mais ou para menos, pois não estão consolidados e não há confirmação de que foram retiradas as mortes por intervenção policial, que possuem excludente de ilicitude e não integram as estatísticas dos meses anteriores. Já os dados de 2018 estão publicados no site da pasta.

Nenhum comentário: