quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Previsão do tempo indica chuvas isoladas no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité, diz Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, no intervalo entre as 7h desta terça-feira (11) e as 7h desta quarta-feira (12), chuvas em, pelo menos, em 9 municípios, sendo as maiores em Barroquinha (37,2 mm) e Granja (12 mm).

O balanço, apesar de ainda ser parcial, mostra uma redução no número de municípios com chuvas em relação aos últimos dias. Na ocasião, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que havia se instalado ao leste do oceano Atlântico, assim como a presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no sul da região do Nordeste, dissiparam. Além da ausência de sistemas indutores de precipitações, o território do Ceará entra, mesmo que de forma temporária, em uma fase desfavorável da Oscilação 30-60 dias.

“Ela é um fenômeno físico associado à variação no padrão de convecção vigente que costuma alterna-se em intervalos de 30 e 60 dias. Observa-se ainda forte subsidência sobre o Estado, que é, entre outras palavras, o movimento de ar de cima para baixo, inibindo a formação e o crescimento das nuvens. Porém, já para o próximo fim de semana, há uma tendência de um cenário mais propício à formação de chuvas”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Diante de tal cenário, a previsão do tempo indicada pelos meteorologistas da Funceme para esta quarta é de nebulosidade variável com chuvas isoladas - céu com cobertura não constante de nuvens e de precipitações - no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. O cenário é semelhante ao apontado para quinta (13) e sexta-feira (14).

Apesar da previsão realizada para esta quarta-feira e os próximos dois dias, a instituição recomenda o acompanhamento das atualizações por meio do site da Funceme e/ou através dos aplicativos como o Funceme Tempo, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Nenhum comentário: