quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Ceará Científico finaliza etapa estadual com premiação de estudantes e lançamento do Selo Escola Sustentável

A etapa estadual do Ceará Científico será encerrada nesta sexta-feira (14), a partir das 16h, com o lançamento do Selo Escola Sustentável e a solenidade de premiação dos trabalhos científicos e culturais mais bem avaliados produzidos por estudantes cearenses ao longo do ano de 2018. A exposição, aberta ao público a partir das 10h, é realizada no Shopping RioMar Fortaleza.

O Selo Escola Sustentável é um programa conjunto das Secretarias da Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Sema) e tem o objetivo de estimular a promoção da causa ambiental nas escolas da rede pública estadual. A iniciativa busca diagnosticar ações e projetos pedagógicos bem-sucedidos na educação ambiental e fortalecer atividades que ampliam o pensamento crítico e a interação da comunidade escolar com as questões ambientais.

Após o lançamento, será realizada a solenidade de premiação dos trabalhos melhor qualificados na etapa estadual do Ceará Científico. As criações estão divididas em oito categorias: Linguagens e Aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Ciências e Engenharia, Pesquisa em Ciências Humanas e suas Aplicações, Matemática e suas Aplicações, Robótica Educacional e Automações, Pesquisa em Educação Ambiental, Expressões Artístico-culturais na Pesquisa em Educação Ambiental e Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental. No total, 184 trabalhos foram expostos nesta etapa.

O evento mobiliza, ao todo, 750 participantes, entre estudantes, professores, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e de Secretarias Municipais de Educação (SME).

Antes de chegar à etapa estadual, a ação passou pelas fases escolar e regional. A primeira foi realizada em cada uma das unidades de ensino. Avançaram para o momento seguinte as produções com melhores qualificações em cada escola, tanto estaduais, como municipais. A etapa regional ocorreu na área de abrangência de cada uma das 20 Credes e Sefor, movimentando as cidades e a população em prol da popularização das ciências.

Conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, a ação pedagógica visa incentivar a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

O Ceará Científico incentiva a construção de projetos que promovam a integração curricular das disciplinas, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.

Além das apresentações de projetos científicos e culturais, o evento traz o espaço “Arena Games”, com competições de jogos eletrônicos.

Estímulo
A Seduc desenvolve e apoia diversas ações em educação científica, o que propicia a participação de alunos e professores em projetos e pesquisas no dia a dia da escola e em eventos como feiras, mostras e olimpíadas. Nos últimos anos, é possível verificar que os estudantes da rede estadual participam e conseguem destaque nos maiores eventos nacionais e internacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), a Intel-ISEF e a Genius International High School Project Competitions, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: