quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Secretaria da Educação de Iguatu começa a aplicar as provas do Spaece no Ceará

Teve início ontem (27), em Iguatu, a aplicação de provas do Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece) para alunos da rede municipal de ensino do Município. A avaliação é externa, censitária, para identificar como está a aprendizagem das crianças e jovens matriculados no Ensino Fundamental.

Cerca de 3 mil alunos estão envolvidos nestas provas. A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). 

De acordo com o calendário elaborado pela Secretaria da Educação de Iguatu, nesta terça-feira (27), as provas foram para os alunos do 9° ano (português e matemática); dia 28, alunos do 5° ano (português e matemática) e dia 29, provas para os alunos do 2° ano (Spaece-Alfa), tendo como base de avaliação o nível de leitura de cada um.

De acordo com a secretária da Educação, Eliza Medeiros, a avaliação acontece anualmente, sendo que em 2017, a proficiência avançou de forma expressiva em relação a 2016. "A nossa meta é crescer ainda mais e, desta forma, garantir um número maior de escolas verde escuro", disse.

A secretária enfatizou ainda que Iguatu, atualmente, conta com a melhor escola de 2° ano da CREDE 16, entre as 29 existentes no município. Desse total, 25 estão com o índice de proficiência desejável e as demais com índice suficiente. 

As escolas vencedoras recebem do Governo do Estado vários tipos de premiações, inclusive algumas são bonificações em dinheiro. "O trabalho é coletivo, engloba diversos profissionais com capacitações constantes e, claro, com o apoio do prefeito Ednaldo Lavor que tem sido fundamental nesses avanços e conquistas", lembrou  Eliza.

O Sistema de Avaliação tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação pública de Iguatu que por outro lado serve de parâmetro para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras por parte do Governo do Estado.

SPAECE

O Spaece completa, em 2018, 26 anos de atuação. É constituído de três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano do EF), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (3ª série e EJA). A iniciativa tornou-se em um instrumento essencial na fomentação de debate público e na promoção de ações orientadas para a melhoria e execução da democratização do ensino, garantindo a todos igualdade de acesso e permanência na escola.

Nenhum comentário: