sábado, 10 de novembro de 2018

Lixão: decisão do prefeito de Acopiara representa ameaça de contaminação dos rios Quincoê e Trussu

O prefeito de Acopiara divulgou na imprensa local que estaria desativando o lixão do sítio Muquém e a coleta feita na cidade seria levada para uma usina de reciclagem em Senador Pompeu. 

A notícia divulgada pelo prefeito deixou a população satisfeita até ser descoberta que a promessa do alcaide não foi cumprida. 

O lixo coletado em Acopiara está sendo despejado no sítio Monte Mó. Os moradores relatam que esta ação representa um grande perigo para toda a população de Acopiara e região. 
Na Serra do Monte Mó, é onde nasce o rio Quincoê que deságua na barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz e, consequentemente, no rio Trussu. 

A possibilidade de contaminação dos rios, das águas da barragem e dos demais açudes que ficam nas suas cabeceiras é eminente, principalmente com a chegada do inverno. 

A atitude tomada pelo gestor acopiarense, está sendo encarada como um ato irresponsável. Ninguém da administração ainda se pronunciou sobre o assunto. 
O Ministério Público deve visitar no início da próxima semana o local onde está sendo colocado os dejetos. 

A reportagem do blog foi informada que não existe autorização dos órgãos de fiscalização para que esses resíduos sejam despejados nesta área. 

Moradores que residem próximo ao sítio Monte Mó prometem mobilização para chamar a atenção das autoridades competentes para a gravidade do problema. 

A colocação do lixão no Monte Mó pode representar o fim dos rios Quincoê e Trussu, por conta da possibilidade de poluição e contaminação das águas.

Nenhum comentário: