TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Cidades cearenses têm máxima de até 39°C no mês de novembro

O mês de novembro no Ceará vem sendo caracterizado pelas altas temperaturas em diversos municípios. O município de Jaguaribe, cidade distante 308 quilômetros de Fortaleza, registrou 39°C, nesta segunda-feira (12), sendo esta a maior máxima do Estado do intervalo.

Segundo a climatologia, este mês é um dos mais quentes do ano, com máximas médias variando de 28°C a 38°C, conforme a região do Estado, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, reforça que o final do segundo semestre é normalmente caracterizado pelas altas temperaturas, principalmente no interior.

Ele explica ainda que, nesta época do ano, a quantidade reduzida de chuvas, pouca nebulosidade, condições secas à superfície e ventos, em geral, mais fracos contribuem para este cenário de calor.

“A sensação térmica aumenta em virtude dessas altas temperaturas, ventos menos intensos e progressiva elevação da umidade do ar à medida que nos aproximamos de dezembro e do mês de janeiro. O calor sentido por cada um nós diminuirá quando o céu vier a permanecer mais nublado e as primeiras chuvas chegarem - o que pode acontecer na Pré-Estação. Portanto, dezembro e janeiro são os meses mais quentes do ano, principalmente se chover pouco nesses meses”, explica o meteorologista da Funceme.

Além das variáveis meteorológicas que atuam sobre o Estado neste período, o fato de ser verão no Hemisfério Sul colabora, ainda que em intensidade menor, sobre as altas temperaturas do Ceará.

Neste mês, até a manhã deste dia 12 de novembro, municípios como Sobral, Jaguaribe e Barbalha têm registrado temperaturas máximas acima dos 37ºC. Tais registros acontecem, principalmente, no horário de pico do calor: entre 12h e 15h.

Nenhum comentário: