domingo, 16 de setembro de 2018

Em má fase, Fortaleza vem se complicando e pode comprometer acesso

O Fortaleza acumula uma série de quatro jogos sem vencer e vê complicar sua situação que um dia pareceu certa. O Leão agora está com apenas quatro pontos de vantagem para o Vila Nova, primeiro time fora da zona do acesso. Para o segundo colocado, o CSA, a diferença é só de um ponto. Dessa forma, o Fortaleza volta a começar uma rodada com a possibilidade de perder a liderança. Algo que só não aconteceu nessa última em razão da derrota do time alagoano para o Vila Nova.

O próprio técnico Rogério Ceni reconhece que o momento é delicado. Talvez seja a pior situação da equipe no campeonato, afirmou em entrevista coletiva após a derrota de 1 a 0 frente ao lanterna Sampaio Corrêa, na última sexta-feira, 14.

Após o brilhante início de campeonato, com uma série invicta de nove jogos, o Fortaleza passou a ter um desempenho apenas mediano. Desconsiderada essa arrancada, teria apenas 44% de aproveitamento, o que o igualaria à campanha do Coritiba, 10ª colocado. Contando apenas o segundo turno, o desempenho é ainda mais preocupante. O time tem apenas 41% dos pontos conquistados desempenho semelhante ao do 14º colocado, o Oeste (SP).

Faltam 17 pontos para o acesso, considerando a marca de 64 pontos que, na média, os times garantiram a promoção desde que a Série B passou a ser disputada em pontos corridos. Faltando 11 jogos para o fim da competição, o time precisaria de, pelo menos, mais seis vitórias, ou um aproveitamento de 51%. Continua exequível, mas o time precisaria ser melhor que vem sendo.

Para Rogério, está faltando confiança à equipe. O que pode determinar o fim dessa má fase, diz, é o apoio da torcida. "O único capaz de mudar essa atmosfera é o torcedor no Castelão", disse, ainda em São Luís (MA). Chance para isso ocorre nos dois próximos jogos. Na na próxima sexta-feira, 21, às 21h30min, no Castelão, o Fortaleza tem confronto direto contra o 5º colocado, o Vila Nova. Depois, a oportunidade para a torcida jogar junto é frente ao São Bento, na terça-feira (25), às 19h15min.

Nenhum comentário: