quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Flamengo derrota o Grêmio, vai à semi da Copa do Brasil e agora enfrenta o Corinthians

Quem disse que o Flamengo não sabe ser copeiro? Apesar da tradição do Grêmio em torneios de mata-mata, foi o Rubro-Negro que seguiu a cartilha e fez o suficiente para ficar com a vaga. Se não jogou bonito, venceu por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, e segue adiante na Copa do Brasil. Era tudo o que o torcedor queria.

Nas semifinais, em setembro, outra pedreira pela frente: o Corinthians. Nada que impeça os rubro-negros de já sonhar com mais um título. Agora, no entanto, o foco muda para o Brasileiro. Domingo, o time visita o Atlético-PR, em Curitiba.

Num duelo marcado pela discussão em torno de como cada treinador administrou o cansaço de seus jogadores, foi outra estratégia que chamou a atenção. O Flamengo entrou em campo com uma proposta diferente da que seu torcedor se acostumou a ver durante a temporada. Deu espaços ao Grêmio, permitiu que ele tivesse a posse e jogou de forma mais veloz e vertical, explorando suas falhas. Que não foram poucas. Numa das primeiras, aos 4 minutos, Cortez errou ao tentar interceptar bola levantada por Vitinho na área. Paquetá errou o domínio, mas Éverton Ribeiro não perdoou e acertou o canto direito do gol de Marcelo Grohe.

O futebol bonito que costuma fazer parte da filosofia de Barbieri não deu as caras no primeiro tempo. Em compensação, o Grêmio levou pouco perigo a Diego Alves. Talvez tenha sido a solução encontrada pelo treinador para evitar a repetição do baile dado pelo Cruzeiro, há uma semana, no mesmo Maracanã, só que pela Libertadores.

A julgar pelos primeiros dez minutos da etapa final, o baile parecia que iria se repetir. Só que os rubro-negros resistiram dramaticamente à pressão gremista e, com a entrada de Marlos, o cenário se inverteu. O colombiano entrou bem e ajudou a equipe a jogar mais no campo do adversário. Aos 31 minutos, Paquetá quase marcou o segundo, em bola salva por Ramiro no último instante. Não fez falta. Já sem o mesmo fôlego, os gaúchos não tiveram forças para buscar o empate.

Nenhum comentário: