terça-feira, 21 de agosto de 2018

Ceará é o grande vencedor da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Escolas do Ceará, entre públicas e privadas, foram as mais premiadas na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), com 25 medalhistas no total. Após seis fases, a final ocorreu nesse fim de semana. Os alunos finalistas fizeram uma prova dissertativa no sábado, 18, e o anúncio dos medalhistas ocorreu domingo, 19, no ginásio da Universidade de Campinas (Unicamp), em uma cerimônia que teve a presença de autoridades, familiares, historiadores, além de um show de rock. As equipes são compostas por três alunos do Ensino Médio ou do 8º e 9º anos do Fundamental, além de um professor de História.

O Ceará foi seguido de Pernambuco (15), Rio Grande do Norte (13), São Paulo (10), e Bahia (4). No total, a etapa final da competição teve 1,2 mil estudantes distribuídos em 311 equipes. Neste ano, a ONHB teve a participação de 57,5 mil inscritos de todos os estados. Dos 118 finalistas cearenses, foram distruibuídas cinco medalhas de ouro, nove de prata e 11 de bronze. As outras equipes receberam medalhas de cristal.

Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB, ressalta que o desempenho dos estados do Nordeste servem de exemplo para outros do País. “A participação do Ceará é uma realização desde a primeira edição da olimpíada. Todos os anos tiveram participação expressiva e uma grande número de medalhistas”, declarou ao O POVO Online.

Participante da equipe Fogo na Babilônia, Talita Dantas, 17 anos, foi medalha de ouro. Ela, que participou da última edição da olimpíada, Pedro Virgílio e Markus Filipe integram um dos grupos representantes da escola Colégio Nossa Senhora das Graças. Para a estudante, o ensino do Ceará, apesar das conquistas, ainda há muito o que melhorar. "Existem escolas públicas de qualidade, mas isso não é o suficiente. Muitos jovens acabam sendo aliciados para o crime, por falta de estímulo e de uma visão otimista do futuro, coisas na qual a escola pode proporcionar com excelência", pontuou.

Nenhum comentário: