sexta-feira, 20 de julho de 2018

Sonora Brasil traz a tradição das bandas marciais ao Ceará; Iguatu está no roteiro

O Sonora Brasil é o maior projeto de circulação musical do país e faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc para contribuir com o enriquecimento cultural da população. Neste circuito, a ação promovida pelo Sesc visa resgatar a memória histórica da música marcial brasileira e traz para o Ceará, a banda Sociedade Musical União Josefense de Santa Catarina. As apresentações são gratuitas e acontecem entre os dias 18 e 23 de julho nas cidades de Fortaleza, Viçosa do Ceará, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

Sobre União Josefense de Santa Catarina

Em sua 21ª edição, o projeto Sonora Brasil traz ao Ceará a banda Sociedade Musical União Josefense de Santa Catarina. O conjunto apresenta um repertório variado, que vai desde a música popular brasileira até a erudita. Também realiza uma incursão na tradição cultural tocando marchas, hinos e músicas ligadas às festividades religiosas, atraindo o interesse de diversos públicos. Instrumentos de sopro, como saxofones, flautas, clarinetes e trompetes, guiados por ritmos populares, dão um toque especial aos arranjos musicais do grupo.

Fundada em 22 de novembro de 1876, por meio da fusão de três antigas bandas do município de São José/SC, a sociedade é uma das pioneiras no estado catarinense. Além de abrilhantar solenidades cívicas, festas religiosas e eventos culturais, ao longo de mais de um centenário de história, vem desempenhando um importante papel social, através de sua escola de música, que contribui para a formação cultural dos alunos, afastando-os da ociosidade e das mazelas sociais.

A banda já recebeu diversos prêmios locais e nacionais. Somente pelo projeto Sonora Brasil, no ano de 2017, os músicos realizaram um total de 47 apresentações, percorrendo mais de 10 estados brasileiros. Em 2018 se expandem pelas regiões norte e nordeste.

Sobre o Sonora Brasil

Desde sua criação, em 1998, o projeto busca desenvolver a formação de novos ouvintes musicais, modificando a cada dois anos a temática das apresentações. A iniciativa já promoveu 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores em todo o país. No biênio 2017/2018 foram escolhidos os temas: “Na pisada dos cocos” e “Bandas de Música: formações e repertórios”, desenvolvidos com a participação de quatro grupos cada um. No ano de 2017 o Ceará recebeu o circuito “Na pisada dos cocos” e em 2018, passam pelo estado os grupos que integram o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”.

Programação:

Iguatu

Local: Abrigo Metálico (Centro Comercial de Iguatu)

Data: 21/7

Horário: 9h

Informações: (88) 3581.1130

Serviço

Projeto Sonora Brasil

Cidades: Fortaleza (18/7), Viçosa do Ceará (19/7), Iguatu (21/7), Crato (22/7), Juazeiro do Norte (23/7).

Diário Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: