quarta-feira, 25 de julho de 2018

Poder executivo é homenageado na penúltima noite de novena da padroeira do município

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé, noite e multidão
O prefeito Ednaldo Lavor participou na noite ontem, 24, da penúltima noite de novena em louvor à padroeira de Iguatu, Senhora Santana. Na oportunidade, o Poder Executivo Municipal foi homenageado. Grande número de fiéis esteve presente ao evento religioso.
A imagem pode conter: 27 pessoas, multidão e noite
“Sem dúvida, esse é um momento muito especial. O Poder Executivo Municipal tem um papel importante na vida dos cidadãos. Estamos muito honrados em participar dessa homenagem”, disse o prefeito.
A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Após a novena, foi apresentada oficialmente a maquete eletrônica do Santuário de Sant'Ana, mostrando com fidelidade como serão aos obras da imagem da padroeira e a urbanização no seu entorno no Morro do Cocobó, ponto mais alto do município.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, multidão e noite
De acordo com o gestor municipal, o projeto será desenvolvido a partir de uma parceria entre Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Iguatu. A noite foi encerrada com um show da cantora gospel Eliana Ribeiro, patrocinada pelo governo municipal.

Conheça detalhes do Projeto:

O projeto do Santuário de Iguatu, localizado próximo a CE-375 e a BR-122, apresenta-se como um local de valorização e encontro da população, proporcionando, no conceito religioso, um local sagrado, onde poderá ocorrer peregrinações, eventos religiosos, celebrações, dentre outros.
 
Busca-se, com este projeto, ressaltar não apenas o valor religioso representado pelo santuário, com a imagem de Sant'Ana, mãe de Maria e pela Capela, mas também valorizar os aspectos ambientais, garantindo a preservação da área do santuário, e proporcionando um local agradável, com visuais da cidade, playground, áreas de lazer e comércio, tornando-se um grande atrativo. Buscando atender a demanda gerada pelo complexo, estão previstos bolsões de estacionamento.
O Município de Iguatu fica localizado na Região Centro-Sul do estado do Ceará, e configura-se como o principal polo econômico da região.

Antigamente, o povoado era conhecido pelo nome de Telha, devido a Lagoa de mesmo nome que fazia parte do povoado. Além disso, Iguatu tem uma produção intensa de cerâmica. Essa proposta busca trazer ao local um equipamento novo, capaz de atrair diversos usos e contribuir para as opções de cultura, celebração e lazer da cidade de Iguatu.
A Santa será implantada no ponto mais alto do morro, um mirante que permite a visualização de todo o complexo, bem como a cidade de Iguatu ao fundo.

A imagem da santa, com 27 metros de altura estará abençoando Iguatu e seus habitantes, ao se voltar para a cidade. O mirante, que pode ser visitado durante o dia, à noite se torna um marco na cidade, por possuir uma iluminação cenográfica que destaca a imagem.
O caminho que conecta o complexo à Santa tem, aproximadamente 1,1 Km e propicia um caminhar agradável ao contornar o morro com inclinações suaves, desde sua base até o topo.

Todo o percurso conta com uma iluminação proveniente do piso e três áreas de descanso e contemplação, com bancos, caramanchões e áreas de estar.
Inspirada pela história da cidade, a Capela proposta apresenta um formato similar ao de uma telha, criando um vínculo histórico e de memória com as demais áreas da cidade.

Seu formato permite que sua inserção no terreno se dê de maneira delicada e, ao mesmo tempo, imponente. A capela possuirá jardins internos, vitrais para iluminação durante o dia e iluminação indireta, valorizando sua forma.
Ao chegar no complexo é visto uma grande esplanada com palmeiras marcando todo o caminhar, com dois grandes descampados nas laterais.
Além das áreas já mencionadas, também foi proposto um centro comercial, que contemplará lojas de artesanato, lanchonetes e banheiros, o que diversifica o uso do complexo e é capaz de atrair novos públicos, além de gerar emprego e renda.

Nenhum comentário: