quinta-feira, 14 de junho de 2018

Vice-governadoria e 19 municípios assinam acordo de cooperação para criação de núcleos de mediação escolar

A vice-governadora Izolda Cela assinou o Termo de Cooperação para Implantação de Núcleos de Mediação Escolar em 19 municípios das regiões do Sertão de Crateús, Inhamuns, Canindé e Sertão Central. O acordo foi firmado no II Encontro da Educação Emancipadora e Cultura de Paz, realizado no município de Novo Oriente, nesta quarta-feira (13).

O termo de cooperação é uma parceria entre a Vice-Governadoria, Ministério Público Estadual, a Secretaria da Educação do Ceará, a organização internacional WeWorld e os municípios de Quixeramobim, Madalena, Boa Viagem, Ipueiras, Ipaporanga, Poranga, Nova Russas, Tamboril, Ararendá, Novo Oriente, Monsenhor Tabosa, Independência, Pedra Branca, Milhã, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça e Quiterianópolis.

“Queremos comprometer a todos na melhoria do projeto educacional das crianças. Reconhecemos o efeito das práticas de mediação, mediação de conflitos, das práticas ligadas a uma metodologia da construção de uma cultura de paz, e uma educação que contribua para o respeito ao outro. Precisamos reduzir, cada vez mais, os indicadores perversos relacionados à violência e outros tipos de agravos. E, com o que for debatido aqui, temos a certeza que vão contribuir no âmbito da escola e isso é necessário para uma escola melhor”, destacou Izolda Cela.

Para o secretário da Educação do Ceará, Rogers Mendes, a cultura de paz é também papel da escola. Entendemos que a educação plena e integral precisa ser expandida para além do que a escola tradicional faz. Esse seminário tem uma agenda necessária, pois na tradição brasileira a escola tem que cuidar apenas do pensamento cognitivo, porém, acreditamos que as relações entre os cidadãos têm que ser papel da escola, que uma cultura de paz tem que ser educada e trabalhada na escola”.

O promotor de justiça Hugo Mendonça, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude do Ceará (CAOPIJ), destacou a participação e o papel do Ministério Público no apoio e fortalecimento da mediação nas escolas. “O conflito é inerente do ser humano e devemos ter como meta ensinar todos, começando pelos mais jovens, a lidar com os conflitos que virão. Assim se constrói uma cultura de paz, pois, ensinamos a vivenciar o conflito, experienciar e dele se retirar pacificamente”.

Participaram do evento o secretário adjunto da Vice-governadoria, Domenico Abbate, a coordenadora de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-governadoria, Cristiane Holanda, prefeitos e secretários de educação dos municípios da região e técnicos da Seduc.

Nenhum comentário: