terça-feira, 26 de junho de 2018

Na última semana de junho, sol deve predominar no Ceará, mas com possibilidade de chuvas no litoral

A última semana do mês de junho no Ceará deve ser predominantemente com céu claro, mas com possibilidade chuvas isoladas, conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Para terça-feira (26), os meteorologistas da Funceme apontam céu entre parcialmente nublado e claro em todo o Estado. Porém, na pŕoxma quarta-feira (27), chuvas isoladas são esperadas na faixa litorânea, provavelmente no período da noite ou da madrugada.

Apesar da previsão do tempo indicar o cenário meteorológico para três dias, os modelos numéricos apontam ainda possibilidade de precipitações ocasionais no restante da semana no norte cearense, principalmente na região que acompanha a faixa litorânea.

Áreas de instabilidade
De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, o sistema atuante que deve colaborar com a formação dessas chuvas são as áreas de instabilidade associadas a Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

“Quando as condições oceânicas e atmosféricas estão favoráveis, os Distúrbios Ondulatórios de Leste provocam chuvas em áreas do Nordeste, incluindo o Ceará, principalmente na parte centro-norte do Estado. As precipitações ocasionadas por esses fenômenos são pouco frequentes, mas consideráveis para a pós-estação”, reforça Fritz.

Temperatura
Na última semana, teve início o inverno no Hemisfério Sul, assim, o Estado deve registrar temperaturas mais baixas nos pŕoximos meses. Porém, já nesta semana, Guaramiranga, localizada na região da Serra de Baturité, deve registrar mínima de 17°C.

Em contramão, Sobral deve ter a temperatura mais alta do Ceará nos próximos dias, com estimativa de máxima chegando a 34,5°C. Em Fortaleza, a previsão para os próximos três dias indica variância entre 25°C e 33°C.

Nenhum comentário: