quarta-feira, 6 de junho de 2018

Ceará apresenta balanço positivo no Dia do Teste do Pezinho, com 269 mil exames feitos em 2018

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta quarta-feira (6), Dia Nacional do Teste do Pezinho, um balanço positivo com 269 mil exames realizados gratuitamente nos hospitais do estado neste ano. Um total de 44.991 bebês realizaram teste do pezinho no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) os primeiros cinco meses de 2018.

Cada bebê realiza testes. O exame ajuda a diagnosticar e prevenir seis tipos de doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

Conforme Liana Perdigão, diretora do Lacen, teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue que são colhidas do calcanhar do recém-nascido. A coleta das amostras de sangue dos bebês para o exame é responsabilidade de cada município.

“O Ministério da Saúde recomenda que a coleta para o teste seja feita entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê e as amostas devem ser enviadas o quanto antes para o Lacen”, explica Liana Perdigão.

Sistema de coleta
O Lacen iniciou no ano passado uma nova metodologia para que as unidades, além de realizar a coleta, fazer também o cadastro no sistema. O objetivo é agilizar o início do procedimento nos bebês.

A mudança permitiu também que o prazo de entrega e o acesso ao laudo diminuíssem de dez para cinco dias. O Lacen já realizou treinamento de 11 Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) do Ceará para uso do novo sistema e pretende estar com todas as unidades capacitadas até o final deste ano.

Nenhum comentário: