TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

terça-feira, 15 de maio de 2018

Território do Ceará afetado pela estiagem cai pela metade

As chuvas ocorridas em abril deste ano contribuíram para redução dos efeitos da seca no Ceará. Conforme estudo dos institutos de meteorologia, o estado terminou o mês de abril com 36,82% do seu território livre da estiagem.

Até março deste ano, 74,52% do território cearense encontra-se com algum nível de seca relativa. Os dados fazem parte do Monitor de Secas do Nordeste, divulgado na manhã desta terça-feira (15).

As chuvas ao longo da quadra chuvosa apresentaram resultados positivos entre fevereiro e abril, principalmente. Em abril, o volume de chuva ficou 12% acima do esperado para o mês.

“Todas as modificações que foram feitas no Ceará são com base nas informações de chuva de curto prazo (3, 4 e 6 meses). O Índice de Precipitação-Evapotranspiração Padronizado (SPEI) foi determinante para essas modificações, pois leva em consideração não só a chuva, mas também a evaporação”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz.

G1

Nenhum comentário: