sábado, 12 de maio de 2018

Postos de Saúde de Iguatu mobilizados neste Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Neste sábado (12 de maio), acontece o Dia D da gripe de 2018, uma ação que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – vírus que causa a doença. Os postos de saúde em todo o Brasil estarão abertos para aplicar a vacina nos integrantes dos chamados grupos de risco (ou prioritários). São eles:

Idosos a partir de 60 anos
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
Trabalhadores da saúde
Professores das redes pública e privada
Povos indígenas
Gestantes
Puérperas (até 45 dias após o parto)
Pessoas com doenças crônicas (asma, diabetes…) ou com imunosupressão

Para conseguir sua dose, basta ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa. O ideal é ter a caderneta de vacinação em mãos.
Neste ano, o Ministério da Saúde espera imunizar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de junho. Até o dia 9 de maio, 13,6 milhões de brasileiros haviam recebido duas doses. Além disso, foram registrados 1 005 casos de influenza em todo o território nacional até o dia 5 de maio, com 158 mortes.

Apesar de não ser uma doença letal na maioria dos casos, os grupos prioritários são mais suscetíveis a complicações. Caso sejam infectados, o vírus pode abrir espaço para condições sérias, como uma pneumonia, e até mesmo matar.

Em Iguatu, na região centro sul do Ceará, segundo o secretário da Saúde, Dr. Marcelo Sobreira a meta é vacinar pelo menos 26 mil pessoas, sendo que desse total mais de 16 mil pessoas já tomaram a dose. Durante o dia de hoje, todos os postos de saúde estão mobilizados na sede urbana e zona rural do município. 

Nenhum comentário: