terça-feira, 15 de maio de 2018

Município de Mombaça é o primeiro no Ceará a implantar a tecnologia Salta-Z

Ricardo Silveira e Ecildo Filho
O município de Mombaça, é o primeiro no Estado do Ceará a implantar o Sistema Salta-Z (Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água). Várias comunidades da zona rural do município estão sendo beneficiadas com essa tecnologia, que leva água de qualidade para os moradores.

De acordo com o prefeito Ecildo Filho, o sistema Salta-Z é uma tecnologia de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificada, que faz uso de filtros e dosadores de construção. Com montagem artesanal, é fácil de operar e apresenta resultados da água compatível aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

Com a colocação da Salta-Z, a população de Mombaça se manterá mais saudável, considerando a queda dos índices de doenças vinculadas à falta de água potável. "É uma grande satisfação ver o projeto acontecer, sair do papel, beneficiando as comunidades e melhorando a vida de todos que moram na zona rural do município", destacou o prefeito.

Mais água

Em audiência na FUNASA, com o presidente do órgão, Ricardo Silveira, o prefeito Ecildo Filho tratou sobre a vinda de um técnico para vistoriar e em seguida aprovar os projetos de abastecimentos de água das localidades de Serrote Preto, Queimadas, Travessão dos Gonçalves, Xixa, Pitombeira, Serra dos Cruz e Palmas.

Para as localidades de Santa Rita, Cipó, Lajes (Carnaúba), Chico Preto (Cacimbas) e Trapiá, o gestor anunciou a conquista de instalações de poços profundos com chafarizes. De imediato serão beneficiadas com perfurações de poços as comunidades de São Miguel, Riacho Verde, Araçá e Manoel Gonçalves.

A reunião na FUNASA foi encerrada com a definição da data, 25 de maio, para a inauguração dos sistemas Salta-Z das localidades de Queimadas e São Paulino. "Todas essas ações hídricas fazem parte do programa Mais Água criado pela Prefeitura objetivando melhorar a situação na zona rural da cidade", lembrou o prefeito Ecildo Filho.

Nenhum comentário: