sexta-feira, 25 de maio de 2018

IGUATU: Congresso do Cosems debate gestão e planejamento no SUS

Iguatu sedia o XVII Congresso do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Ceará. O evento foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, reunindo participantes de mais de 100 cidades. Neste ano, o evento tem como tema central ‘Gestão e planejamento no SUS’.
O secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, disse que era um desafio para o município sediar pela primeira vez o Congresso do Cosems. “Vai ser um evento histórico, importante, por troca de experiências, debates importantes e apresentação de trabalhos exitosos”, pontuou.

A representante da secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Isabel Cristina Mota, observou que o Congresso a cada ano está melhor e observou a necessidade dos municípios terem planejamento e boa gestão. “É preciso buscar a eficiência”, disse.

O vice-prefeito de Iguatu, Marcos Sobreira, observou que de um modo geral a pasta mais criticada é a da Saúde e que não é fácil fazer as ações mediante a escassez de recursos.

O presidente do Congresso, Josete Tavares, abriu oficialmente o evento e destacou a importância da discussão dos temas ligados ao SUS e a mobilização dos secretários.

O secretário de Saúde do Estado do Paraná, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, em palestra magna frisou que o principal é o planejamento nas gestões públicas de Saúde. “Temos de definir o caminho que queremos, onde pretendemos chegar”, observou. “Sem planejamento não podemos ter uma gestão eficiente”.
Foram homenageados com a entrega da Medalha Dower Cavalcante as seguintes entidades e personalidades: Escola de Saúde Pública de Iguatu, representada pela enfermeira Vanda Lúcia Teixeira, Antônio Carlos Figueiredo Nardi (secretário de Saúde do Estado do Paraná), e a deputada estadual, Miriam Sobreira.
Ao final da noite houve show com a dupla Ítalo e Reno, na quadra esportiva do campus multi-institucional, Humberto Teixeira.

Nenhum comentário: