sexta-feira, 11 de maio de 2018

Chuvas devem continuar em Fortaleza até sábado, prevê Funceme

Deve continuar chovendo em Fortaleza nas próximas 48 horas, até sábado (12). De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre a madrugada e a manhã deve ocorrer nebulosidade variável com chuva e, no decorrer do dia, o céu deve permanecer parcialmente nublado na capital cearense.

A maior chuva do ano em Fortaleza, 134 milímetros, foi registrada entre a noite de quarta (9) e manhã desta quinta-feira (10).

“No Ceará, as chuvas nas próximas 48 horas devem ser mais intensas no sul do estado. Quanto à previsão de Fortaleza, é possível – mas não comum – que chuvas com a intensidade da ocorrida entre na noite de quarta-feira e madrugada e manhã de quinta-feira se repitam. É mais provável que sejam precipitações mais brancas”, explica Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.

A previsão também é favorável para chuvas até, pelo menos, o dia 20 de maio. “Os cenários meteorológico e oceânico apontam tendência de chuvas nesse período em todas as regiões do estado, principalmente entre o centro e o norte do Ceará", explica Raul Fritz.

Quadra Chuvosa
A chamada quadra chuvosa – que ocorre nos meses de fevereiro, março, abril e maio – deve ficar dentro da média histórica ou um pouco acima, acredita Fritz. "Até esta quinta-feira, considerando todo o período, estamos ligeiramente abaixo da média histórica. Mas como ainda vamos ter ocorrência de chuvas até o fim de maio, a provável que fiquemos dentro da média ou um pouquinho acima."

Neste período, as regiões mais beneficiadas com chuvas foram o Litoral Norte, a divisa entre o Ceará e o Piauí, e Cariri.

"As chuvas ocorridas na região do Cariri foi um destaque importante, pois atingiu a Bacia do Rio Salgado que deságua no Rio Jaguaribe e chega até o açude Castanhão, o maior reservatório do Ceará, responsável, em grande parte, pelo abastecimento de água de Fortaleza e Região Metropolitana."

G1

Nenhum comentário: