quarta-feira, 2 de maio de 2018

Bebê é diagnosticado com meningite e Juazeiro do Norte registra primeiro caso da doença neste ano, diz médica

Uma criança de dois meses foi diagnosticada com meningite em Juazeiro do Norte, Região do Cariri do Ceará. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, é o primeiro caso do ano no município.

A doença foi confirmada por um exame feito pela equipe que atende a criança, a partir do líquido do cérebro do paciente. A criança está isolada numa área do Hospital e Maternidade São Lucas e reage bem ao tratamento.

A criança nasceu prematura e teve alta com aproximadamente 15 dias de vida. A médica neonatologista, Lilliany Pereira, que coordena a UTI da unidade, afirmou que a doença não é rara.

“A meningite neonatal é uma complicação após uma infecção generalizada que atinge entre 40% e 50% dos recém-nascidos. Quando os bebês têm a infecção, eles podem desenvolver a meningite. Esse tipo é diferente da doença que atinge crianças maiores”, explica a médica.

Ainda segundo a neonatologista, esse tipo de meningite não oferece risco de contaminação pelas vias respiratórias para os outros bebês da maternidade nem para acompanhantes ou mesmo à equipe que está cuidando da criança doente. “Todas as medidas estão sendo tomadas, não há risco de ninguém adoecer dentro da unidade de saúde”.

A médica orienta que os pais devem ficar atentos aos seguintes sintomas:

Sonolência
Choro persistente
Ausência de sucção
Moleira alta e dura
Convulsões

A médica orienta que esses sintomas são diferentes dos que aparecem em crianças maiores. O ideal é buscar ajuda médica para tratar a meningite neonatal o quanto antes, orienta. Ano passado, o Ceará registrou mais casos do que no ano anterior e dezoito pessoas morreram.

Globo 

Nenhum comentário: