quinta-feira, 12 de abril de 2018

Prefeitura anuncia expansão de serviços de banda larga em Fortaleza

serviço de internet banda larga deve ser expandido em Fortaleza. Nesta quinta-feira (12), o prefeito Roberto Cláudio lançou o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que visa à expansão da cobertura na capital. A ação é fruto do Programa Fortaleza Competitiva.


A iniciativa pretende estimular a utilização de equipamentos urbanos e de espaços públicos municipais para a instalação de antenas, por meio de parceria público-privada. Dessa forma, sendo ampliada a cobertura local de sinal de internet e de telefonia celular.

As primeiras novas antenas deverão ser instaladas na capital até o segundo semestre deste ano, segundo o coordenador de Parcerias Público-Privadas de Fortaleza, Rodrigo Nogueira.

Para o prefeito Roberto Cláudio, a cidade ficará mais atrativa para negócios. “Nós pretendemos aumentar a conectividade da cidade. Isso é bom para o dia a dia do cidadão e cria um ambiente novo de plataformas digitais. A ideia é ampliar e democratizar o acesso à internet”, reforçou o prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), o processo envolverá a seleção de empresa privada para a realização de um estudo de viabilidade. A partir disso, serão instalados equipamentos que visam à melhoria dos sistemas de transmissão e recepção de rádio, televisão, telefonia e telecomunicações.

“As empresas interessadas em participar do processo terão acesso, a partir da semana que vem, ao edital que aponta todas as diretrizes. O processo que envolve credenciamento, autorização e realização de estudos de viabilidade deverá durar em torno de 120 dias”, esclareceu Nogueira.

Ainda segundo a secretaria, com essa medida, a prefeitura prevê um aumento na arrecadação de um valor aproximado de R$ 2 milhões por ano.

Durante o lançamento, o prefeito Roberto Cláudio também anunciou que, em junho, todas as frotas de ônibus vão contar com o serviço de wi-fi gratuito, que também funciona em algumas praças. “A orla inteira será contemplada, além de 200 praças até 2020”, acrescentou o prefeito.

Nenhum comentário: