terça-feira, 10 de abril de 2018

Parte de barragem que abastece distrito de Mineirolândia, em Pedra Branca (CE) rompe seis dias após sangrar

Praticamente uma semana após os moradores do distrito de Mineirolândia começarem a comemorar a sangria da barragem que abastece aquela localidade da zona rural de Pedra Branca, parte da parede de contenção erguida no rio Patu rompeu. Moradores informaram que o arrombamento ocorreu por volta das 10 horas da manhã desta segunda-feira (9).

O rompimento é atribuído às fortes chuvas na região, principalmente no curso do rio Patu. A água armazenada daria para abastecer a comunidade com mais de dois mil moradores por pelo menos seis meses. Mesmo assim a barragem ainda mantém água para aproximadamente quatro meses. São 60 centímetros de água a menos, havia explicado o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mineirolândia, Mizael Ribeiro.

O administrador do SAAE local acrescentou que a parede que rompeu foi erguida em 2015, com 60 centímetros, de um lado ao outro do rio, ampliando a altura da existente. A Barragem do Ruão, como é conhecida, fica localizada no Sítio Boa Esperança, naquele distrito distante 18Km do Centro de Pedra Branca.

Chuvas no Interior

Na manhã desta terça-feira (10), até a atualização desta edição, às 9 horas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado chuvas em 86 municípios no intervalo das 7h da segunda-feira para as 7h desta terça-feira. A maior precipitação ocorreu em Aracati, com 116,6 milímetros, seguida de Forquilha com 105 mm e Frecheirinha 102 mm. Não constava chuva em Pedra Branca.

Entretanto, de domingo para segunda-feira choveu 88 mm na área do Açude Trapiá, neste Município. A Funceme também registrou 76 mm na área urbana. Foram as maiores chuvas do mês na região.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: