segunda-feira, 23 de abril de 2018

Número de municípios com chuva volta a crescer; Quixadá tem 66 mm

Mapa informando os municípios com chuva entre domingo e segunda no CearáChove onde precisa. Apesar do pouco volume, entre as 7 horas de domingo e o mesmo horário desta segunda-feira, 23, choveu nas regiões onde a carência de água é maior. No Sertão Central, o município de Quixadá registrou maior volume de precipitações no período: 66 milímetros (mm), seguido de Choró, com 57 mm. Na região de Jaguaribana, São João do Jaguaribe e Russas estão entre as dez maiores precipitações. No total, 96 municípios tiveram chuvas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O número cresceu depois de vários dias com precipitações em poucos municípios.

Em Jaguaribana, região onde está localizado o açude Castanhão e o Orós, São João do Jaguaribe foi terceira cidade com a mais chuva, com 54 mm. Apesar das chuvas nos municípios, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal fenômeno indutor de precipitações na região, continua afastada do Nordeste, segundo a Funceme, conforme o padrão observado nos últimos dias.

A previsão da Funceme para o longo do dia é nebulosidade variável com possibilidade de chuva nas regiões de Jaguaribana, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e no noroeste do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Na Capital cearense é previsto nebulosidade variável com possibilidade de chuva da madrugada à manhã. À tarde e à noite, céu com poucas nuvens.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Quixadá: 66.0 mm
Choró: 57.0 mm
Quixadá: 54.0 mm
São João Do Jaguaribe: 48.2 mm
Itapiúna: 42.0 mm
Aracoiaba: 39.4 mm
Tejuçuoca: 34.0 mm
Palmácia: 33.4 mm
Itapiúna: 33.2 mm
Russas: 33.0 mm

Redação OPOVO Online

Nenhum comentário: