quinta-feira, 12 de abril de 2018

Itarema tem chuva de 164,4 milímetros, a segunda maior do ano no Ceará

A cidade de Itarema registrou a segunda maior chuva de 2018, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Choveu 164,4 milímetros na cidade entre 7h desta quarta-feira (11) e 7h desta quinta-feira (12). Em todo o Ceará, até as 11h15 houve chuvas em 122 cidades. Maior registro de chuva do ano até hoje ocorreu em Granja quando foram computados 173,0 milímetros.

A cidade de Granja registrou somente nos primeiros11 dias de abril um acúmulo de chuvas de 292,2 milímetros. O que representa um desvio de 15,4% do normal que é de 292,2 milímetros. Em seguida aparece Barroquinha, na Região Litoral Norte, que computou 253,9 milímetros.

De acordo com a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema indicador de chuvas na região e que abril registrou chuvas intensas na Região Norte, Serra da Ibiapaba e Região do Cariri.

“A Zona de Convergência Intertropical é o fator principal sistema indicador de chuvas aqui na nossa região durante a estação chuvosa. Nuvens associadas a grandes chuvas. Litoral Norte, Serra da Ibiapaba e Região do Cariri receberam boas chuvas. Vale lembrar que a Região Central também recebeu boas chuvas", explica.

Apesar das boas precipitações o volume do mês de abril ainda é negativo. “O balanço do mês de abril ainda está negativo. É claro só onze e 12 dias ainda estamos recebendo os dados, mas as chuvas estão bastante estratégicas refletindo no aporte dos reservatórios. Por exemplo o Açude Castanhão está recebendo água e o volume total dos reservatórios do modo geral está em 10%”.

G1

Nenhum comentário: