terça-feira, 3 de abril de 2018

Gilmar Mendes diz acreditar em 'pacificação' após julgamento sobre Lula na quarta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta terça-feira (3), depois de participar de um seminário em Lisboa, que acredita numa "pacificação" do país após o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para esta quarta-feira (4).

A defesa do ex-presidente quer garantir que ele não seja preso, mesmo após ter sido condenado na segunda instância a 12 anos e 1 mês de cadeia. Em 2016, o STF decidiu permitir a prisão após a segunda instância, ou seja, antes que se esgotem todos os recursos possíveis na Justiça. Grupos a favor e contrários à revisão desse entendimento vêm se mobilizando nos últimos dias.

"Acredito numa pacificação, não num aumento de conflitos. Talvez um aumento aqui e acolá, palavras mais duras, palavras de ordem, mas não me parece que haverá uma sublevação [...] Qualquer que seja o resultado, pró-execução em segundo grau ou não, me parece que haverá uma pacificação", afirmou o ministro Gilmar Mendes, quando questionado por jornalistas sobre a tensão em torno do julgamento. 

G1

Nenhum comentário: