sexta-feira, 13 de abril de 2018

Fuga em massa acontece na CPPL VII, em Itaitinga; unidade é a mais nova do Ceará

Image-0-Artigo-2325355-1
Uma fuga de grandes proporções aconteceu na madrugada desta sexta-feira (13) na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (CPPL VII), localizada no Complexo Penitenciário I, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com Conselho Penitenciário do Estado (Copen), a recontagem foi feita durante a manhã, mas o número exato de detentos que conseguiram escapar não foi divulgado.

Fontes ligadas à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) confirmam as informações. Um dos ouvidos disse que foram cerca de 50 fugitivos.

Conforme o advogado Cláudio Justa, presidente do Copen, os detentos que organizaram a fuga em massa na CPPL VII são membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Segundo ele, os presos serraram as grades e escaparam pela cerca da unidade. "A operação só foi descoberta na manhã desta sexta-feira", destaca.

Inaugurada em novembro do ano passado, a CPPL VII é considerada uma unidade conceito, inclusive no que diz respeito à segurança. Para Cláudio Justa, uma fuga de grandes proporções no local, apenas alguns meses após o início de suas operações, liga um sinal de alerta. "Trata-se do equipamento mais novo do Ceará, o que torna o incidente preocupante. Mostra que, se houver presos de facções juntos e um baixo efetivo de agentes, a estrutura por si só não é o suficiente", afirma.

A reportagem entrou em contato com a Sejus para saber mais detalhes sobre o caso, mas, até a publicação, mais de duas horas depois, não obteve resposta.

DN Online

Nenhum comentário: