sábado, 28 de abril de 2018

Deputado Irapuan Pinheiro, 30 anos de história. Parabéns!



Deputado Irapuan Pinheiro é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2004 era de 8.583 habitantes.


Etimologia

O topônimo Deputado Irapuan Pinheiro é uma alusão ao nome do Deputado que representou o município na Assembleia Legislativa do Ceará. Sua denominação original era Tataíra, depois São Bernardo do Ceará e desde 1988, Deputado Irapuan Pinheiro. O topônimo Tataíra é a composição das palavras Tupi-Guarani ira(abelha) + tatá (fogo), significando abelha cor de fogo.

História

A história desa área do Ceará mistura-se com os índios Quixelô, religiosos e colonizadores.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 699,7 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Jaguaribe, sendo elas os riachos: Jenipapeiro, do Sangue, do Tigre, do Pontaí, dos Porcos e outros tantos. Entre os açudes, destacam-se o açude Sussuarana e Bolsão.

Relevo e solos

As terras de fazem parte da Depressão Sertaneja, As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 500 metros acima do nível do mar. 

Vegetação
A presença da caatinga arbustiva densa.

Subdivisão

O município é dividido em 6 distritos: Deputado Irapuan Pinheiro(sede), Aurora, Baixio, Betânia, Maratoã e Velame.

Aspectos Socioeconômicos

A maior concentração populacional encontra-se na zona rural. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e escolas.

A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Canindé/Madalena. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são acessíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.

A economia local é baseada na agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, mandioca, feijão, arroz, castanha de caju e frutas diversas; pecuária: bovino, suíno e avícola. O extrativismo vegetal também, é presente com a fabricação de carvão vegetal, extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas, além de atividades relacionadas com a cultura da oiticica e carnaúba. O artesanato de redes e bordados é tem destaque no município. A atividade da pesca é desenvolvida em açudes, de forma artesanal. Na mineração, é extraído a rocha para cantaria, brita, placas para fachadas e usos diversos na construção civil é ainda incipiente. Ainda representam atividades lucrativas a extração de areia e argila (utilizada na fabricação de telhas e tijolos), bem como a extração da rocha calcária (utilizada na fabricação de cal), representam atividades lucrativas para o município. 

Cultura

O principal evento cultural é festa da padroeira: Nossa Senhora Conceição.

Nenhum comentário: