sexta-feira, 20 de abril de 2018

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 já começou em Iguatu

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, participou na manhã de hoje (20) do lançamento da Campanha de Vacinação contra Influenza que estava inicialmente prevista para começar na segunda-feira, 22, conforme a agenda nacional. Ele estava acompanhado do vice-prefeito Marcos Sobreira, do secretário da Saúde, dr. Marcelo Sobreira e da deputada estadual, Mirian Sobreira 

Para marcar o período que vai até o dia 1° de junho, a Secretaria Municipal da Saúde elaborou um cronograma referente ao período de imunização. A ideia é vacinar 26 mil pessoas entre o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde. "É importante que todos participem. A vacina é gratuita", disse o prefeito.
De acordo com a secretaria municipal da Saúde, devem ser vacinados os idosos a partir de 60 anos, as crianças de seis meses aos menores de cinco anos, os trabalhadores de saúde, os professores das redes pública e privada, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), as pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Para o secretário municipal da Saúde, Marcelo Sobreira, a vacina é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção: lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca; ter boa alimentação e beber bastante líquido; evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe e manter a casa bem arejada. Os interessados. A população deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e se informar mais sobre a campanha.

Nenhum comentário: