quinta-feira, 22 de março de 2018

Prefeitura de Iguatu promove ações de combate à tuberculose

Durante esta semana do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 março, a Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove diversas ações educativas e de promoção à saúde nos meios de comunicação e em diversos pontos da cidade.

A ideia é que os postos de saúde intensifiquem as atividades em seus territórios de atuação. Dentre os objetivos da programação montada para esta semana, destacam-se as rodas de conversas nas unidades de saúde sobre os sinais/sintomas e tratamento da tuberculose; o acolhimento dos usuários sintomáticos respiratórios, solicitando baciloscópias dos pacientes; além da divulgação dos sinais e sintomas da tuberculose; e o encaminhamento para o tratamento.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. A transmissão se dá de pessoa a pessoa, durante a tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

Confira a programação da Semana de Combate à Tuberculose em Iguatu: PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA TUBERCULOSE

Nenhum comentário: