sexta-feira, 30 de março de 2018

Chove em cerca de 100 municípios do Ceará pelo 4º dia seguido

O Ceará registrou, pelo 4ª dia consecutivo, chuvas em cerca de 100 municípios. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (29) e as 7h desta sexta-feira (30), há registros de precipitações em, pelo menos 110 municípios.

O balanço parcial aponta que as maiores chuvas aconteceram em Icó (121 mm), Juazeiro do Norte (95 mm) e Pindoretama (85 mm). As precipitações foram registradas em todas as macrorregiões do Estado.

Após um longo período de veranico em março - redução das chuvas e aumento do calor -, as precipitações voltaram nesta semana, tendo se intensificado nos últimos quatro dias, quando os dados ainda preliminares apontam temporais em perto ou em mais de 100 municípios.

Do dia 26 para 27: 98 municípios

Do dia 27 para 28: 93 municípios

Do dia 28 para 29: 106 municípios

Do dia 29 para 30: 107 municípios

Análise da Funceme indica a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no sul da Bahia e a localização favorável da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) junto à costa norte do Ceará. Ambos os sistemas estão colaborando para as precipitações no Estado.

Para o feriadão, o órgão estadual prevê continuidade das chuvas, que já podem ser acompanhadas em tempo real pelo radar aqui. Nesta sexta, a previsão do tempo indica predomínio de céu nublado com precipitações em todas as regiões. Já para o sábado (31) e o domingo (1º), nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: