TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

domingo, 25 de março de 2018

Celebração de Domingo de Ramos abre ritos da Semana Santa em Iguatu

Na manhã deste Domingos de Ramos houve celebração de bênção e de missa nas paróquias da Diocese de Iguatu. O evento religioso abre a programação solene dos ritos litúrgicos da Semana Santa que prossegue até o próximo Domingo da Ressurreição ou da Páscoa de Jesus Cristo.

Na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro houve a bênção dos ramos na Praça Maestro Eleazar de Carvalho e em seguida os devotos seguiram em procissão até a Igreja Matriz. Um personagem seguia à frente montado em um jumentinho, representando a entrada de Jesus em Jerusalém. Centenas de católicos lotaram a igreja.

O bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, presidiu a bênção de ramos na Capela de São José, no antigo colégio de mesmo nome, e depois houve caminhada até a Catedral de São José, onde foi celebrada missa de Domingos de Ramos.

Os sacerdotes chamaram a atenção para a importância dos ritos da Semana Santa e observaram que muitos preferem participar de festa, forrós, muita comida e bebida. “Vamos fazer uma verdadeira Semana Santa”, disse o padre João Batista Moreira.

O bispo dom Édson de Castro Homem também mostrou que o verdadeiro cristão deve guardar o silêncio e respeitar os dias santos, além de participar das celebrações no Tríduo Pascoal – a missa da Ceia do Senhor (Lava pés), a adoração da Cruz, na sexta-feira santa, a missa de Sábado de Aleluia e da Páscoa, no próximo domingo.

O padre Carlos Roberto Alencar também chamou a atenção para muitos católicos que confundem a Semana Santa como um tempo de festa e lazer. “Não é um grande feriadão para se beber e se empanturrar de bebida, muita festa e forró”, frisou. “São dias de orações, penitência e respeito à memória do sofrimento de Jesus”.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: