domingo, 25 de março de 2018

Celebração de Domingo de Ramos abre ritos da Semana Santa em Iguatu

Na manhã deste Domingos de Ramos houve celebração de bênção e de missa nas paróquias da Diocese de Iguatu. O evento religioso abre a programação solene dos ritos litúrgicos da Semana Santa que prossegue até o próximo Domingo da Ressurreição ou da Páscoa de Jesus Cristo.

Na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro houve a bênção dos ramos na Praça Maestro Eleazar de Carvalho e em seguida os devotos seguiram em procissão até a Igreja Matriz. Um personagem seguia à frente montado em um jumentinho, representando a entrada de Jesus em Jerusalém. Centenas de católicos lotaram a igreja.

O bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, presidiu a bênção de ramos na Capela de São José, no antigo colégio de mesmo nome, e depois houve caminhada até a Catedral de São José, onde foi celebrada missa de Domingos de Ramos.

Os sacerdotes chamaram a atenção para a importância dos ritos da Semana Santa e observaram que muitos preferem participar de festa, forrós, muita comida e bebida. “Vamos fazer uma verdadeira Semana Santa”, disse o padre João Batista Moreira.

O bispo dom Édson de Castro Homem também mostrou que o verdadeiro cristão deve guardar o silêncio e respeitar os dias santos, além de participar das celebrações no Tríduo Pascoal – a missa da Ceia do Senhor (Lava pés), a adoração da Cruz, na sexta-feira santa, a missa de Sábado de Aleluia e da Páscoa, no próximo domingo.

O padre Carlos Roberto Alencar também chamou a atenção para muitos católicos que confundem a Semana Santa como um tempo de festa e lazer. “Não é um grande feriadão para se beber e se empanturrar de bebida, muita festa e forró”, frisou. “São dias de orações, penitência e respeito à memória do sofrimento de Jesus”.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: