quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Deputados denunciam ato de violência contra professores em Icó (CE)

Atos de violência física e administrativa contra professores de Icó foram denunciados na Tribuna da Assembléia Legislativa pelo primeiro secretário da Casa, deputado Audic Mota, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 21.

O parlamentar apelou por imediatas providências das autoridades estaduais e formalizou denúncias, com o envio de ofícios à Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Comando da Polícia Militar e Comissão de Educação da AL.

Em especial, Audic centrou críticas à ação da Guarda Municipal, que reprimiu manifestação de educadores na última segunda-feira, 19, a base de tiros com balas de borracha e spray de pimenta.

Deputado Audic Mota: um ato de barbárie

O deputado enfatizou que os professores se reuniram para protestar contra o decreto municipal nº 02/2018, no qual a prefeita de Icó, Laís Nunes, reduz o salário de 362 professores, com o corte de metade da carga horária.

“Uma operação liderada pelo sargento Geilson Lima, que também é secretário do município, feriu professores e fez com que servidores passassem mal por conta da violência. Um ato de barbárie, praticado por alguém que agiu como bandido e, ainda, ameaçou servidores de prisão preventiva”, assinalou.

Com recortes de notícias em mãos, Audic acrescentou a repercussão do fato na imprensa cearense. Fotos mostram o próprio sargento Geilson apontando arma de fogo (escopeta) contra professores.

Segundo o parlamentar, uma medida desproporcional e arbitrária, pois já havia sido feito um cordão de isolamento a metros de distância dos manifestantes. Fotografias mostraram o resultado da intimidação e do atentado à integridade física dos servidores.

Informações chegadas de Icó deram conta, ainda, de que após as ocorrências, o sargento secretário Geilson teria ido à emissora de rádio intimidar os educadores que vierem a se manifestar, novamente, na Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 22.

“Vamos debater o assunto e cobrar providências sobre a violência e ameaças que os professores sofreram”, disse Audic Mota.

Em aparte, os deputados Carlos Felipe (PCdoB), Elmano Freitas (PT) e Silvana Oliveira (MDB) manifestaram apoio, parabenizaram Audic Mota pelo pronunciamento, repudiaram os atos de violência e cobraram rápida resposta das autoridades estaduais e municipais.

O deputado Elmano Freitas (PT) classificou como “inadmissível” a ação de Polícia contra os servidores. “Além da agressividade, houve ameaças contra dirigentes sindicais. Um policial que faz isso não pode continuar usando a farda da PM”, assinalou.

Silvana Oliveira, por sua vez, destacou que vai à cidade para obter mais informações. “Como presidente da Comissão de Educação da Casa, repudio esse ato de violência e convido os parlamentares que quiserem se juntar a mim para irmos a Icó, conversar com os servidores”, frisou.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: