sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Dados do Spaece revelam que Icó e Umari têm piores indicadores na educação

Os dados divulgados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) revelam que Icó e Umari são os únicos municípios do Ceará a não atender padrão desejável de alfabetização. O relatório é referente a 2017.

Em relação ao 5º ano, Icó e Umari são os últimos na relação de municípios e estão em situação crítica, de acordo com a Seduc.

O objetivo do governo do Estado para o ano de 2018 é alcançar a meta de 100% de municípios com o índice de padrão desejável de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Ao todo, 182 cidades já estão dentro do objetivo, restando apenas os municípios de Icó e Umari.

Contramão

Apesar dos indicares ruins de Educação, a prefeita de Icó Lais Nunes encaminhou para a Câmara Municipal e foi aprovado nesta quinta-feira à noite projeto de lei que propõe a redução de carga horária e de salários de 362 professores em 50%. A matéria foi aprovada após voto de desempate do presidente da Câmara, Fernando Nunes.

No ano passado houve greves e manifestações dos professores por causa de salários atrasados. Nesta semana, houve novas manifestações e violência por parte da Guarda Civil de Icó contra os professores, servidores e idosos.

A categoria dos professores está desestimulada para o trabalho mediante cortes de direitos e atrasos salariais.

VIOLÊNCIA

Em cumprimento a ordem da administração, o sargento Geílson Lima jogou spray de pimenta e deu tiros de bala de borracha contra os manifestantes atingindo idosos, docentes e até o promotor de Justiça, Leydomar Nunes Pereira, no fim da tarde desta quinta-feira, 22.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: