quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Iguatu realiza o primeiro encontro do ano

Aconteceu na tarde dessa terça-feira, 20, o primeiro encontro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD) de 2018. O encontro que aconteceu no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira teve início com a entrega do Estatuto da Pessoa com Deficiência aos participantes.

A reunião levantou temas importantes acerca do papel da escola na educação inclusiva e contou com palestras de deficientes físicos falando sobre suas limitações e os desafios enfrentados e superados no dia a dia, mas o objetivo principal foi discutir a garantia dos direitos da população com deficiência, sua participação e inclusão em várias esferas da sociedade e do governo.

O evento teve a participação de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Iguatu (Apae); da Associação de Surdos de Iguatu; do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do seu presidente, Francielio da Silva; de vereadores; de representantes de universidades; do Instituto Federal do Ceará; dos centros profissionalizantes; de escolas públicas e particulares. O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Mário Rodrigues, representou o prefeito Ednaldo Lavor durante o encontro.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações políticas voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município de Iguatu, com participação governamental, por meio de secretarias municipais, de entidades de atendimento e de representantes da comunidade de pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: