quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Prefeitura de Iguatu entrega à população Casa de Parto Normal

Em solenidade realizada no fim da tarde desta terça-feira, 23, a secretaria de Saúde de Iguatu entregou à população a Centro de Parto Normal que homenageia com a sua denominação o médico Edmilson Mendonça.

A unidade tem por objetivo acolher gestantes para a realização de parto humanizado. O centro vai dispor de uma equipe formada por médicos obstetras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos. Vai contribuir para uma atenção à saúde de melhor qualidade às gestantes de Iguatu e de nove municípios da região Centro-Sul.
“Aqui teremos um atendimento mais efetivo e humanizado”, observou o secretário de Saúde, Marcelo Sobreira. “Esse prédio estava construído, mas necessitava de rampa de acesso ao hospital, equipamentos, serviços de conclusão e contratação da equipe de saúde”, observou Marcelo Sobreira. “Agora vamos buscar no governo federal recursos para manutenção a partir da habilitação da unidade”.

A coordenadora do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Infantil da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Silvana Napoleão, destacou a importância da unidade para a redução da taxa de mortalidade a partir do atendimento especializado. “Temos de ampliar as ações do parto humanizado, natural e garantir acessos aos exames mínimos de pré-natal”.

O prefeito Ednaldo Lavor observou os avanços na Saúde e o apoio para a unidade começar a funcionar a partir da próxima semana. “Construímos uma rampa de acesso ao hospital e vamos investir recursos até que ocorra o credenciamento da unidade”, frisou. “O nosso trabalho é de diálogo e de busca de melhoria dos serviços”.

O vice-prefeito, Marcos Sobreira, lembrou da precariedade do setor no início do ano passado. “O hospital estava em uma situação caótica, mas hoje já melhorou muito”, pontuou.

A deputada estadual, Mirian Sobreira, lembrou que a equipe do Centro de Parto Normal vai cuidar com amor e atenção das gestantes e do bebê. “Esse projeto vai representar a melhoria do atendimento aos pacientes”, frisou.

UBS Cajás

Após a entrega do Centro de Parto Normal, houve no sítio Cajás, zona rural do município de Iguatu, a solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS). 
O prefeito Ednaldo Lavor disse que em breve haverá a assinatura de ordem de serviço para a UBS da Vila Estrada.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: