quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Ferroviário enfrenta o recém-chegado Iguatu, fora de casa, na abertura do Estadual 2018

O Campeonato Cearense de Futebol 2018 tem seu início hoje com três jogos, com destaque para o duelo entre Iguatu e Ferroviário, às 21h30, com transmissão da TV Diário. A partida será realizada no Estádio Morenão, em Iguatu. O técnico do Ferrão, Carlos Rabello, que conseguiu o acesso à Série C do Brasileiro com o Juazeirense-BA, e que foi contratado para comandar o time coral nesta temporada, deverá colocar foça máxima em campo. Destes, apenas três remanescentes da equipe vice-campeã Estadual em 2017: Túlio, Gláuber e Valdeci.

Erandir e Mota, titulares absolutos na última temporada, por opção do treinador coral, não vêm atuando como titulares nem nos treinos nem nos amistosos. Os atletas têm 35 e 37 anos, respectivamente.

Antes da estreia, o Ferrão venceu o Aquiraz, em partida amistosa, por 1 a 0. O gol do Tubarão foi marcado por Luís Soares. Já o Azulão empatou duas vezes com o Sousa-PB. No primeiro confronto, jogando fora de casa, o placar foi de 2 a 2. Na volta, em Iguatu, 1 a 1.

No histórico de confrontos entre os dois clubes, apenas duas partidas. Os jogos aconteceram pela Série B do Cearense de 2016, com duas vitórias do Tubarão da Barra: 2 a 0 no Estádio Presidente Vargas, e 2 a 1 no Morenão.

Decisão

De volta à elite do futebol cearense, o volante Michel, bicampeão estadual com o Ceará em 2011 e 2014, e um dos remanescentes do título da Série B com o Iguatu em 2017, falou da expectativa para estreia.

"A expectativa é enorme. Sabemos que esse campeonato será um dos mais disputados dos últimos anos, principalmente com esse novo regulamento em que só seis equipes se classificam", falou o capitão da equipe.

Michel ressalta que a partida de hoje, contra o Ferroviário, tem caráter decisivo, pois para o jogador, Ceará e Fortaleza estarão entre os times classificados para a próxima fase. "Estamos com o pensamento de estar entre os seis classificados. Na verdade, tem apenas quatro vagas porque, pois Ceará e Fortaleza estarão com duas. E começar com o pé direito é fundamental", avaliou o volante. O Estadual deste ano terá dez equipes, com partidas de turno e returno. No final, as seis melhores equipes passam para a próxima fase. Os dois últimos colocados são rebaixados.

Na segunda fase, as seis equipes jogam partidas apenas de ida, totalizando cinco rodadas. Os quatro primeiros encaram a fase semifinal da competição. Os dois finalistas conquistam a vaga para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil do ano seguinte.

Outros jogos

A rodada inaugural do certame ainda conta com mais dois jogos a serem realizados nesta quarta. O Floresta, caçula na elite, recebe o Maranguape, às 20h15, no PV. Já no Domingão, no mesmo horário, o Horizonte duela com o Guarani de Juazeiro.

DN Online

Nenhum comentário: