quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Estiagem provoca a morte de milhares de peixes em açude de Pedra Branca (CE)

Milhares de peixes, na maioria tilápia, morreram neste início de ano em Pedra Branca, no Sertão Central. De acordo com a administração municipal o problema ocorreu no Açude do Povo, situado na periferia da cidade. A estiagem prolongada provocou a redução crítica do volume de água do reservatório e a falta de oxigênio para os peixes. Na terça-feira (2) a vizinhança começou a perceber o mau cheiro provocado pela putrefação dos peixes. A fedentina podia ser sentida por toda a cidade.

Imediatamente a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) do Município iniciou a limpeza do açude que até 1990 abastecia a cidade. 
A Seduma levou dois dias para concluir a remoção dos peixes mortos. O trabalho foi realizado por 40 operários com o auxílio de máquinas. Além de botas e luvas eles precisaram utilizar máscaras para minimizar forte odor.

Atualmente, o Município com mais de 40 mil habitantes enfrenta colapso hídrico. A cidade está sendo abastecida através da captação de água de poços profundos para chafarizes espalhados pelos bairros. Carros-pipa dão suporte ao abastecimento emergencial montado pelo Serviço de Atendimento Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O Açude Trapiá II, de onde é captada a água para abastecer a população está no seu volume morto.

DN Sertão Central

Nenhum comentário: