quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Seminários do CAR começam por Iguatu

Começou por Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, na manhã desta terça-feira, 5, o primeiro de 12 seminários que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizará, em todo o estado, para divulgar o Cadastramento Ambiental Rurais do Ceará (CAR). O evento foi realizado no auditório da Coordenadoria Regional de Educação (Crede) 16, a partir das 8 horas.

O cadastramento deve ser feito somente pela internet e é obrigatório para todos os proprietários rurais. O CAR será facilitado a 166.307 pequenos proprietários (de até quatro módulos rurais) de 109 municípios georreferenciados pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

As informações serão colocadas na plataforma do CAR por pessoal treinado, sem a cobrança de taxas, em onze bases fixas: Brejo Santo, Crato, Quixeramobim, Crateús, Tauá, Beberibe, Limoeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Canindé e Itapipoca.

A partir do próximo dia 15, as equipes começam o atendimento para elaborar o CAR, após a realização de todos os seminários previstos para o Interior. “Os agricultores já estarão esclarecidos sobre a necessidade e importância do cadastro”, pontou a coordenadora do CAR, no Ceará, Tereza Farias.

Iguatu vai atender às cidades de Baixio, Cedro, Icó, Umari, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira. Uma equipe itinerante visitará localidades mais distantes dos pontos de atendimento. O CAR é um projeto do Governo Federal previsto no Código Florestal. No Ceará, é executado pela Semace, por meio de uma empresa especializada, com o apoio do Fundo Amazônia e BNDES.

Um dos objetivos do seminário é mobilizar os meios de comunicação e os governos municipais, por meio das secretarias de agricultura e meio ambiente, para o esforço conjunto de levar o pequeno proprietário até o posto de atendimento da região. Sindicatos rurais e outras entidades do terceiro setor ligadas à agricultura familiar também estão sendo convocados.

DN Online

Nenhum comentário: