terça-feira, 19 de dezembro de 2017

PMDB, em convenção, aprova mudança de nome para MDB

Em votação durante a convenção nacional extraordinária do PMDB, nesta terça-feira (19), em Brasília, os delegados do partido aprovaram a mudança de nome da sigla para MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Por 325 votos a 88, a mudança foi aprovada.

Houve ainda 29 votos brancos e nulos, de um total de 414 votantes. Foi aprovada também a regularização do estatuto do partido, ajustando-o para as novas regras de financiamento de campanha –condição para que a legenda receba os recursos do recém-criado fundo eleitoral.

A alteração de nome ainda precisará ser validada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que registra os partidos políticos no Brasil. O procedimento, no entanto, é considerado protocolar.

Em 2017, outras duas legendas também mudaram de nome: PTN virou Podemos, e PTdoB virou Avante.

Presidente nacional do partido, o senador Romero Jucá (RR) manifestou a intenção de transformar “o novo MDB” em uma “força política em prol da sociedade brasileira”.

Em agosto, a Comissão Executiva Nacional do partido já havia enviado ao tribunal um ofício solicitando a retirada do “P” de PMDB.

Nenhum comentário: