segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Padre João Batista Moreira, do Clero de Iguatu, é nomeado “Missionário da Misericórdia” pelo Vaticano

O Vaticano enviou ao padre João Batista Moreira Gonçalves, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, documento de renovação do seu mandado de Missionário da Misericórdia, conforme decisão do papa Francisco.

O sacerdote já havia recebido a nomeação do Santo Padre na ocasião da abertura do Ano Santo da Misericórdia celebrado entre 2015 e 2016. “Agora, o papa confirma o prolongamento desta missão por tempo indeterminado, em novo Decreto de nomeação enviado à Cúria Diocesana”, explicou João Batista. “Estou muito feliz”.

Absolvição de pecados

O padre João Batista Moreira pertence ao Clero da Diocese de Iguatu. No Decreto de sua nomeação, o Santo Padre lhe confere as faculdades para absorver pecados antes reservados apenas ao perdão do Papa, como é o caso do aborto, da profanação das Espécies Eucarísticas, da quebra do sigilo da confissão e da absolvição de cúmplice de pecado contra o Sexto Mandamento.

O Santo Padre também confia ao missionário da misericórdia a missão de “estar à disposição dos párocos, dos reitores de santuários e dos bispos diocesanos para animar missões populares e iniciativas particularmente relacionadas com o sacramento da reconciliação (confissão) e com a pregação do Mistério da Misericórdia Divina, sobretudo nos momentos “fortes” do Ano Litúrgico”.

O desejo do Papa é que padre “se torne promotor ativo deste Ministério da Misericórdia, solicitando que se organize momentos deste gênero” diz a Carta, enviada através do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

Na mesma carta, o padre João Batista foi informado da convocação para estar em Roma, em abril do próximo ano, para um encontro com o Papa, no qual os Missionários da Misericórdia de todo o mundo poderão partilhar suas experiências e avaliar os frutos da missão.

Bispo

Dom Edson de Castro Homem, bispo de Iguatu, também acolheu com alegria a notícia da nomeação do padre João Batista e determinou que a notícia fosse divulgada junto aos meios da comunicação da diocese. João Batista, que é também coordenador de pastoral da diocese, diz ter “acolhido com satisfação a missão e se coloca mais uma vez a disposição de todos para buscar exercê-la melhor forma possível”.

O sacerdote ressaltou: “Onde a Igreja me solicitar e com a graça do Espírito Santo, quero dar o melhor de mim para fazer crescer no coração dos fiéis a sede e a busca da Misericórdia de Deus, levando-os descobrirem nesse lugar privilegiado, que é o confessionário, uma ponte para a experiência profunda com o amor de Deus”.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: