quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Iguatu atende requisitos e avança na implantação de curso de medicina

O prefeito Ednaldo Lavor encaminhou ao Ministério da Educação ofício onde apresenta o compromisso do município de Iguatu em se colocar à disposição do ministério a fim de cumprir todos os requisitos necessários para a implantação de um curso de medicina na cidade.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, a partir de agora o município irá trabalhar para firmar o termo de adesão, assumindo o compromisso de oferecer a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para a autorização de funcionamento do curso de graduação em medicina, a ser ofertado por instituição de educação superior privada autorizada pelo MEC.

No documento assinado nessa terça-feira, 19, o prefeito Ednaldo Lavor e o secretário municipal da Saúde, Marcelo Sobreira, se comprometem em colocar à disposição da instituição superior privada vencedora do chamamento público, a ser realizado posteriormente pelo Ministério da Educação, a disponibilização de 178 leitos de internação SUS, sendo 111 em hospital público e 67 em hospital filantrópico conveniado ao SUS.

O documento também relata a disponibilização de 1 CAPS III; 1 CAPS AD; 1 CAPS i; 1 EMAD tipo I; 30 equipes da Atenção Básica, tendo 29 aderido ao ciclo do PMAQ; 1 UPA 24h; 1 Hospital Regional Público com 11 leitos SUS exclusivos para o curso de medicina, com leitos de urgência e emergência em sua porta de entrada e com potencial para ser certificado como hospital de ensino.
Além do mais, em conformidade com as parcerias e termos estabelecidos com outros nove municípios que integram a 18º Região de Saúde do Estado do Ceará, também serão ofertados 373 leitos adicionais, atingindo um total de 551 leitos SUS disponíveis como panorama de prática para o curso de graduação em medicina. Ao inserir o restante da rede de serviços de saúde (CAPS e EMAD) com sua equivalência em leitos, serão oferecidos 761 ao todo como cenário de prática.

Recentemente o gestor esteve em Brasília para tratar sobre o assunto e dar celeridade aos trâmites. Ele, o vice-prefeito, Marcos Sobreira; o secretário municipal da Saúde, Marcelo Sobreira; a deputada estadual, Mirian Sobreira; alguns secretários; vereadores e representantes da sociedade civil organizada estiveram no Distrito Federal e foram recebidos pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, que garantiu a vinda do curso para o município.

Segundo o prefeito Ednaldo Lavor, Iguatu está entre os cinco municípios contemplados com o curso. “Essa faculdade de Medicina será importantíssima não apenas para Iguatu, mas para toda a nossa região. Iremos, com fé em Deus, realizar mais esse sonho para o nosso município, graças ao apoio do nosso vice Marcos Sobreira, da deputada estadual Mirian Sobreira, do nosso deputado federal José Guimarães e de toda a nossa equipe que está imbuída nesse propósito”, finalizou o gestor.

Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário: