sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Comunidades rurais de Quixelô participam de encerramento de etapa do projeto Agentes da Leitura

Na tarde desta quarta-feira, 27, nas comunidades de Gaspar, Riacho do Meio, Várzea Redonda, Cunhã Poti, Pitombeira e Lagoa de Jatobá, na zona rural do município de Quixelô, na região Centro-Sul do Ceará, o encerramento das atividades do projeto Agentes da Leitura 2017.

Houve momento de confraternização entre os participantes. As famílias participantes falaram sobre a importância do programa nas comunidades e os resultados obtidos.

No próximo dia 4 de janeiro, acontecerá na cidade de Quixelô o encerramento das atividades do programa nas comunidades de sítio Coqueiros, Poço da Pedra e de moradores da sede urbana.

“É um programa importante que tem apresentado bons resultados e uma ótima avaliação e adesão das famílias”, ressaltou o secretário de Cultura de Quixelô, Ailton Fernandes.

Conheça o projeto

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado do (Secult) com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos e posteriormente integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e comunitárias.

No projeto, cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fecop, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura (IFAL), segundo elaboração pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: