terça-feira, 21 de novembro de 2017

Quatro funcionários da Semace são presos e superintendente afastado em operação do MPCE

O superintendente e mais cinco funcionários foram afastados da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deflagrada nesta terça-feira (21), para combater esquema de corrupção no órgão. Dentre os investigados, quatro pessoas foram presas.

De acordo com a investigação do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do MPCE, a quadrilha, composta principalmente por servidores comissionados (chamados de "articuladores"), emitia pareceres técnicos que omitiam propositalmente informações relevantes, com a intenção de criar dificuldades inexistentes a empreendedores de diversas áreas, em troca de vantagem indevida.

Os "articuladores" atuavam na fiscalização e emissão de pareceres, e também na orientação e assessoria às empresas que buscam licenciamento ambiental, sempre em troca do pagamento de propina. A organização criminosa atuava há vários anos, segundo o MPCE.

A operação foi deflagrada para apurar crimes de corrupção passiva, concussão, advocacia administrativa, inserção de dados falsos em sistemas de informação da administração pública e organização criminosa.

Foram presos temporariamente e afastados de suas funções por determinação da Justiça os servidores comissionados Lídia Torquato da Silva, Francisco Elder Moura Barroso e Francisco Heury Fernandes da Silva e o chefe da Informática da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Luís José de Almeida Correia.

O superintendente da Semace, José Ricardo Araújo Lima, e a servidora comissionada Inês Furtado Sampaio foram apenas afastados das funções.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: