segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Prefeitura realiza Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica

A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesse sábado, 11, o Dia “D” da campanha da vacinação antirrábica para cães e gatos. Ao todo, foram 20 postos de vacinação em locais fixos espalhados pela Cidade. A vacinação foi realizada em 4.082 cães e 3.069 gatos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Zilderleide Bezerra, a campanha tem o objetivo de garantir a saúde e a proteção dos animais. “A vacina é a única forma que temos de garantir a segurança deles contra a raiva. Nesse sentido, a participação da sociedade é fundamental para que possamos prevenir a patologia nos animais de estimação e, deste modo, evitar a transmissão do vírus aos humanos”, explicou a coordenadora.

A raiva é transmitida do animal para o homem e mostra uma taxa alta de mortalidade, chegando a atingir quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais selvagens, como morcegos, raposas e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma certa agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

Site da Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário: