TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia da Consciência Negra: população negra chega a receber 55% a menos que a população branca

Resultado de imagem para negro no mercado de trabalho
O Dia da Consciência Negra – lembrada nesta segunda-feira, 20 de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que reforçam uma realidade herdada de séculos de escravidão no país: a situação dos negros no mercado de trabalho é mais desfavorável que a dos brancos, desde o acesso a empregos, quanto à remuneração paga. Os dados do IBGE divulgados na última sexta-feira, 17.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre deste ano, dos 13 milhões de desempregados no país, 8,3 milhões (63,7%) eram pretos ou pardos. E quando consegue um emprego, esta população chega a receber 55% a menos (R$1.531) que a população branca (R$ 2.757).

Os dados divulgados pelo IBGE contrastam com o fato de que mais da metade dos trabalhadores brasileiros (53%) tem a cor da pele preta ou parda e que estes são minoria na ocupação de postos de trabalho.

Quando se analisa o ambiente executivo e de gestão, os números ficam ainda mais alarmantes. Nas 500 maiores empresas do país, há apenas 4,7% de negros em cargos executivos. E nas empresas que estimulam a diversidade no seu quadro de funcionários, apenas 8% possuem políticas voltadas para negros, revelou uma pesquisa feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Ethos.

Com informações do G1 e do IBGE

Nenhum comentário: