sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Prefeitura promove 3º curso de Tratorista Agrícola para trabalhadores rurais

A capacitação foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Federação de Entidades Comunitárias do Município de Iguatu (FECIC) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu. O objetivo é qualificar os trabalhadores rurais no emprego de técnicas corretas e seguras na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas e implementos.

Com uma semana de duração, o curso, que começou na terça-feira, 10, e encerrou nesta quarta-feira, 18, contou com aulas teóricas e práticas para qualificar a mão de obra rural de oito agricultores que trabalham diretamente com o programa Agricultura Familiar.

Este é o terceiro curso de tratorista agrícola em parceria com essas instituições somente este ano. Neste último foram capacitados cinco homens e três mulheres que trabalharão com o preparo da terra. Ao todo, em torno de 30 pessoas já foram qualificadas.

Atualmente, máquinas mais complexas exigem uma habilidade especializada para que o operador aumente a eficiência do trabalho e a durabilidade dos equipamentos. Entre as principais lições repassadas pelos instrutores durante o curso estão uso e manuseio do solo, o gerenciamento das máquinas e a utilização de implementos como arado, grade, roçadeira e subsolador.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, a capacitação é fruto de um compromisso do município com os agricultores. “Nossa ideia é contribuir para a formação de mão de obra qualificada e dar oportunidade para que os agricultores do município consigam trabalhar de forma digna e eficiente. É sempre necessário estar acompanhando as mudanças do mercado e os novos métodos de produção. Essa é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para os nossos agricultores ampliarem seus conhecimentos de maneira útil na realização de suas atividades agrícolas” afirmou Lavor.

Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário: