terça-feira, 31 de outubro de 2017

Prefeitura de Iguatu faz adesão ao selo UNICEF 2017/2020

O prefeito Ednaldo Lavor assinou o termo de adesão que oficializa a participação de Iguatu em busca pela conquista do Selo UNICEF – Edição 2017/2020. Para ele, a pretensão por esse reconhecimento é um compromisso de governo. “Iguatu já desenvolve uma série de programas e projetos voltados para a criança e o adolescente. Essa é uma oportunidade para mostrarmos esse conjunto de ações desenvolvidas nas mais diversas áreas do município”, disse.

Selo Unicef edição 2017-2020

O gestor municipal destacou algumas ações desenvolvidas que contribuem para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, a exemplo da implantação do Comitê Municipal de Mortalidade Infantil; da participação do município no Comitê Regional da Mortalidade Infantil; da reestruturação da ala pediátrica do HRI com Enfermeiros 24 h e médicos pediatras; das oficinas de atualização em Saúde da criança e do recém-nascido; da realização da Semana do Aleitamento Materno; da Prática do Parto Humanizado; da realização da Semana do Bebê; do Festival da Criança; da criação de Creches em Tempo Integral, entre outras ações.

A Articuladora Municipal do Selo Unicef e Secretária de Tecnologia, Ciências e Ensino Superior, Cida Albuquerque, lembra que a adesão simboliza a dedicação empreendida pela gestão ao trabalhar na promoção e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de Iguatu, destacando a importância de cuidar bem de todos eles. “É importante mantermos de maneira adequada as nossas políticas educacionais, de esporte, de lazer, de cultura a proteção social dessas crianças para que elas possam crescer em um ambiente saudável e com futuro promissor”, disse a articuladora.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas com o objetivo de reduzir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

No Brasil, está presente desde 1950, em parceria com governos, setor privado e sociedade civil. A ideia é articular e possibilitar a difusão dos direitos de crianças e adolescentes fazendo com que seja prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos.

Site da Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário: