terça-feira, 3 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Prefeitura celebra mês com palestras e ampliações de exames de mamografias

Como parte da programação alusiva ao "Outubro Rosa", a Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria da Saúde desenvolve no período de 04 a 30 de outubro, várias ações para marcar o mês, objetivando chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. 

A programação consiste de palestras com mulheres, inclusive as jovens e surdas (sala de espera sobre auto exames de mama, auto exames de mama); mutirão de mamografias (Policlínica); Caminhada Rosa e atendimentos noturno, na Unidade Básica de Saúde, Ernani Barreira.

De acordo com o secretário da Saúde, Dr. Marcelo Sobreira, o câncer de mama tem crescido a cada ano e para que os casos da doença diminuam, é necessária a realização de autoexames e mamografias. "O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Então, nós estamos chamando a atenção primeiro para o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma, fazendo o toque mamário. Depois, caso note algo errado, que ela leve para a uma enfermeira ou médico a situação, sem nenhum constrangimento", pontuou o secretário de Saúde, Marcelo Sobreira.

Em Iguatu, para realizar os exames de mamografias, as mulheres devem comparecer a Policlínica, localizada no bairro Santo Antonio, portando documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Lá, serão realizadas avaliações com médicos e enfermeiros que encaminharão, caso necessário, as pacientes para outras unidades, onde é oferecido o tratamento de combate ao câncer.

Nenhum comentário: